quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Catando lixo quando o vejo (dia 42)

Ontem saí para fotografar as lixeiras, conforme o meu compromisso anterior (dia 38). Aproveitar a habitual ronda pelo quarteirão depois do almoço para ir um pouco mais longe, pelo magnífica mata contígua à minha casa. Fiquei com a ideia que, pelo menos aqui, não vai haver muito que limpar, a menos que a amostra não seja representativa: só percorri um quadrado de 500 m por 500 m, e só encontrei 3 montes de lixo que cabiam num carro de mão e que fotografei com o telemóvel e referenciei de cabeça.
Mas este post nasceu de eu me ter sentido frustado por , nalgum lixo disperso, não estar preparado com um saco para recolhê-lo, pois era às vezes tão pouco que metia pena deixá-lo. Acabei por apanhar uma garrafa de cerveja e um saco de plásticos que depositei nos respectivos vidrões.
Só? Sentia-me como um velho que uma história relata estar na praia a salvar tartarugas ajudando-as a regressar à água e a quem alguém perguntou porque estava a fazer isso, não via que eram tantas as tartarugas nessa aflição que era um trabalho inglório, nunca faria a diferença. O velho respondeu com humildade, que para aquela tartaruga que acabava de salvar, fazia, e isso era o bastante para ele continuar.
Para a próxima e por princípio vou andar prevenido para não me sentir tão frustado e ir-me redimindo do lixo que espalho apanhando o lixo que outros espalham.

Em St Peters, em Leicester, no Reino Unido, um país obcecado pelas câmaras de vigilância, alguns cidadãos decidiram usar as mesmas tácticas para apanhar prevaricadores que espalham o lixo por onde não devem. Criaram mesmo um canal no Youtube para expôr públicamente os prevaricadores como o do filme acima (há mais de 300!), onde aparece este interessante comentário dum dos autores:
"Desde que a imprensa e a campanha mediática começou(1 de Julho de 2009), as ruas têm estado notavelmente limpas  e os delinquentes poluidores começaram a enviar mensagens email, com vista a pagar suas multas e terem os vídeos  removidos.
Um facto que iremos também divulgar para, por sua vez, dissuadir outros.
A Assembleia de Leicester está a obter aconselhamento jurídico, depois de nós os questionarmos sobre isso no dia 15 de Junho numa reunião da Comunidade.
Dissemos-lhes esta manhã que se têm que mover melhor e mais rápido quando os meios digitais estão envolvidos."

Sem comentários:

Enviar um comentário