segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Balanço de Janeiro (1º mês)

Admiro a honestidade da Ema nas suas "confissões" mensais, que mistura regozijo e actos de contrição duma maneira saudável e inspiradora. Porque acho que faz parte do desafio, o compromisso público, essencial para manter o elan e a pica, aqui vai a minha tentativa de balanço.

De um modo geral acho muito positivo em termos de tomada de consciência das minhas fraquezas e algumas forças que não sabia ter.
Começo pelo que estraga a fotografia, pelos que acho que tirei negativa:
    * Fazer backups ecológicos (e baratos - dia 15) - ainda não comecei, mas também não usei dos outros
    * Usar mais os trocados (16) - esforço-me mas às vezes esquece.
    * 1 sorriso por dia não sabe o bem que lhe fazia (20)- parece simples mas é preciso lembrar, e que não é só o sorriso, é mais a atitude.
    * Participar em iniciativas ambientais (22) - Já dei uns passos, vamos a ver se em Fevereiro arranco a "Limpar Portugal" a sério.
 Ufa, confesso que custou, mas afinal ninguém me bateu (ainda)!

Agora vamos aos meus sucessos, que me enchem de orgulho:
    * Banho à marinheiro ou à indiano? (1º dia)
Uau, só 1 ? É, só um, não me quero envaidecer mas o primeiro amor ainda é o único que mantenho sem remorsos de não fazer melhor. Até porque custou um pouco, estamos na Inverno, convenham, não é fácil renunciar à água quente pelas costas abaixo!

Agora, houve outros que me dão gozo e já quase entraram na pele:
• Deixar os sapatinhos à porta à “Sayonara” (3)
• Evitando o detergente para a louça (4)
• As casas são como as pessoas, também têm frio (7)
• Apagar as “luzes” do meu computador (9)
• Usar o Google Docs em vez de anexos em emails (10)
• Ser 100% vegetariano (18)

Confesso que me custa ainda lembrar-me de:
• Não deixar os aparelhos em espera (19)
• Passar parte de cada dia a estudar/comunicar (11)
• Forçar um tempo silencioso , sem tv, rádio ou Música (14)
• Comer alimentos biológicos, locais e da época (21)

Resultado positivo? Sou mau juiz, mas a sensação é que valeu a pena, foram os primeiros passos, caramba! Valeu-me a inspiração das minhas musas Ema e Vanessa, e os vossos comentários que agradeço, sobretudo à Mónia e Erika que originaram algumas controvérsias donde nasceram dois posts (21, 27) cheios de paixão. Estimo não tenha ferido ninguém, não reparem, eu sou assim.

Há ainda outro balanço a fazer, mas ainda é cedo: o grande desafio da poupança de água, que ainda continua a ser o grande tema para este Fevereiro (espero).

Sem comentários:

Enviar um comentário