quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Renunciar aos Tetra-Paks (dia 34)

Hoje acordei com uma ideia: serão as embalagens tetra-packs amigas do ambiente? Fui pesquisar e encontrei montes de sites a dizer que sim, normalmente associados à empresa sueca (com sede na suiça) que domina a marca e a patente. Dei no entanto com um alerta do magnífico site TreeHugger (Abraçador de árvores à letra) que não resisto a traduzir, com a pergunta: 

A Tetra Pak é uma invenção maravilhosa. As embalagens assépticas permitem manter o leite fresco durante meses sem refrigeração. Existem centenas de produtos cuja vida útil é estendida por ele...
E Deus sabe como eles fazem um show de serem verdes. Na Europa, agora estão usando madeira com certificados FSC. Usam energia renovável para reciclá-los nos países nórdicos (de onde eles vêm todos eles, depois de fazerem a análise de ciclo de vida, mostrando que o rastro de carbono do que envio é baixo). Têm sites em todos os países do mundo publicitando como são verdes. TreeHugger foi tão longe que perguntou: "Beberia água se viesse numa embalagem de papel reciclável?" de uma água engarrafada por uma empresa que diz "salvar o planeta, uma garrafa de cada vez" como se a água potável empacotada fosse realmente uma boa coisa...
Mas então, o que entendemos por verde?

Em primeiro lugar, o que entendemos por reciclável? Como Warren observado em Basta, 'Reciclável' não é reciclagem ,
«Algumas coisas incomodam-me apenas ao ponto de distracção. Um caso é o das empresas que vendem produtos proclamando seus materiais são facilmente recicláveis. Especialmente quando seu produto não inclui qualquer destes materiais próprios. Para mim isso é hipocrisia. É "façam como eu digo, não como eu faço". Reciclagem é um circuito completo... Você só recicla quando compra reciclados.»
Quando eles reciclam Tetra Paks (o que é raro, no seu próprio site eles admitem que em todo o mundo, apenas conseguem 18 %), no que eles são transformados? Na América do Norte: em papel higiénico.
Isto se for possível reciclá-los. Apenas 20 % dos Americanos tem acesso a instalações de reciclagem para Tetra Paks, o resto vai para aterros.


Não há dúvida, têm muito trabalho para obter o papel separado do aluminio e do polietileno. Eu gostei da descrição do emérito TreeHugger Ruben Anderson sobre o vinho em Tetra Pak: «Em primeiro lugar, mesmo que você faça os bêbados desactivar a sua preguiça para ingressarem no terço da população norte-americana que recicla, há poucos lugares que reciclam Tetra Paks. Em segundo lugar, os lugares que dizem que reciclam Tetra Paks são mentirosos. Qual é o significado de "RE"? Significa novamente. A Tetra Pak pode ser feita de outro Tetra Pak? Não. Tetra Paks são sete incompreensiveis finas camadas de papel, plástico e alumínio. Os pobres parvos que tentam reciclá-los utilizam liquidificadores gigantes para separar o papel do metal e plástico e, em seguida, eles precisam separar o plástico do metal. Que idiota pensa que isso seria uma ideia melhor que utilizar uma garrafa de vidro e reenchê-la?»

E quem paga para isso? Quem se dá ao trabalho de separar o tetra pak e lidar com ele? Você. Como Philip Fleischer escreveu há muitos anos:
«Apoiando programas de reciclagem, os governos estão a subsidiar empresas como a Tetra-Pak, a quem eles aliviam parte do custo da eliminação das embalagens. Esta subvenção oculta penaliza engarrafadores que oferecem uma restituição e reabastecem suas garrafas. Embora vendam produtos em garrafas recarregáveis usando material e energia com mais eficiência, ela é mais cara porque todos os custos são visíveis.  Reutilizáveis não recebem subsídios encobertos por meio de programas de saco azul ou imposto de lixo para aterros.
Ou, como dizemos, Reciclagem é uma patranha.

Olhem a Tetra Pak na América, Canadá ou UK e você verá as campanhas notáveis, dispendiosas e elaboradas para nos convencerem a comprar coisas com a fantasia de que o Tetra Pak é verde. Verde é reutilizável. Verde é recarregável. Verde não são descartáveis e reciclados para material inferior, pelos sortudos 20 % dos americanos que têm acesso a ele e aterros para os 80 % restantes. A Tetra Pak é o mais elaborado esquema de lavagem verde de sempre, e nisso estão a fazer um trabalho muito bom."

Convenceu-me. É agora que vou renunciar ao meu leite de arroz ou aveia só comercializado nessas embalagens e vou pôr a funcionar a esquecida máquina que faz esses e outros leites duma forma bastante mais natural e verde. Fora com a preguiça!


Sem comentários:

Enviar um comentário