sábado, 6 de fevereiro de 2010

Não alinhar nos embustes e contos do vigário (dia 37)

Depois do post de ontem sobre "Alertar os remetentes de emails com listas de endereços, para evitarem o spam! (dia 36)", recebo um email de pessoa amiga sobre os supostos perigos da PowerLine, que me fez perder uma hora para concluir que se trata dum "hoax". Segundo a Wikipédia : "Dá-se o nome de hoax ("embuste" numa tradução literal) a histórias falsas recebidas por e-mail, sites de relacionamentos e na internet em geral, cujo conteúdo, além das conhecidas correntes, consiste em apelos dramáticos de cunho sentimental ou religioso, supostas campanhas filantrópicas, humanitárias ou de socorro pessoal ou, ainda, falsos vírus que ameaçam destruir, contaminar ou formatar o disco rígido do computador."
A questão é que às vezes ficamos na dúvida, como se pode ver se uma notícia é um embuste ou falsa?
Descobri que alguns sites se dedicaram a responder a essa questão.
Em Português:
Em Inglês:
  • http://www.hoax-slayer.com/ : com milhares de referências em 24 categorias, a operar desde 2003, tem um bom search
  • Os fabricantes do Norton AntiVírus, informam sobre falsos vírus e hoax.
  • http://www.nonprofit.net/hoax, onde encontrei estes conselhos muito sensatos para que "Não espalhe a palavra":
  1. Se você receber uma mensagem, ou ver um post que parece deve ser compartilhada com muita gente, **NÃO O MANDE ** a menos que quer você SAIBA que a mensagem é verdadeira, que pode autenticar a sua proveniência.. ou que conheça pessoalmente o remetente e saiba que poderia ter escrito esta mensagem. Quanto mais urgente pareça, mais cético você deve estar. Mesmo se acha que talvez seja verdade, deixe alguém espalhá-la.
  2. Se você realmente deseja enviá-lo, ** AVERIGUE SEMPRE O REMETENTE ORIGINÁRIO ** antes de encaminhá-lo! Esta é a melhor maneira de lidar com um embuste ou um esquema. Basta responder ao primeiro remetente e perguntar-lhes se é verdade. Se ele não o disser, então não o envie! A maioria dos deboches e embustes tem forjado cabeçalhos e assinaturas, e quando você tenta verificar a validade da mensagem, verá que o endereço não é válido. Mesmo se o originador é um brincalhão ou desafiá-lo a ir em frente, pelo menos pode ser  por si desmascarado e anulado. Se isso parecer muito transtorno ou que não é importante, ao menos não o deve enviar.
  3. Se a mensagem lhe diz para fazer algo, especialmente se esse algo envolve mudanças na sua conta ou enviar um arquivo ou mensagem pela rede, ** PERGUNTE A ALGUÉM MAIS EXPERIENTE EM QUEM CONFIE **. Imagine que você recebe uma carta na sua caixa de correio real, pedindo-lhe para colocar as chaves de casa num envelope de retorno fornecido e enviá-los para uma caixa de posta restante nos correios. Você faria isso? Pessoas caem com a versão actual em computador, o tempo todo.
  4. Se você vir ou obter algo que realmente faça zangar-se, lembre-se que *** VOCÊ NÃO PODE TER A CERTEZA SOBRE QUEM O MANDOU!!** pois é muito, muito fácil lixar alguém com uma mensagem de correio electrónico ou um post. Tudo o que alguém tem de fazer é sentar-se no seu computador quando a vítima está afastada do teclado. Mas os piratas podem ser muito mais sofisticados. Eles podem forjar qualquer mensagem para que ela apareça como de outra pessoa.
  5. Cadeias  de emails e posts em pirâmide são um golpe, e na maioria das vezes, são um crime. QUALQUER SISTEMA QUE ENVOLVE O CORREIO REAL EM QUALQUER INSTANTE PODE SER ILEGAL. Se você encaminhar um, você irá ser bombardeado com centenas demensagens furiosas em resposta. Mas se você vir um, lembre-se que realmente não pode ter certeza quem o enviou!
  6. Finalmente, note que quando trata do 1 º de Abril, a Net será repleta de mensagens falsas, falsos endereços de retorno, deboches e disparates em geral. A melhor coisa a fazer é lê-las e dar uma boa risada. Tirando isso, ignore qualquer mensagem de alguém que não conhece ou de alguém que lhe pede para fazer alguma coisa.
Sobre este assunto, achei muito acertado um comentário em verso, de Almart no AEIOU, que se aplica muito bem ao enredo do filme "Hoax":

Há por aí tantos empaches
E tanta, tanta aldrabice
Que não são só os hoaxes
A causar tanta imundice


As Tvs e os jornais
Só para causar sensação
Informam cada vez mais
Mas a verdade é que não


Há muitas inteligências
Não cumprindo o seu dever
Só procuram audiências
E novas formas de vender


Ficamos mais baralhados
Quando lemos os jornais
E por vezes assustados
Com casos bem triviais


Nesta grande peixeirada
De jornais, e-mails ou faxes
Há informação descarada
Sendo grande parte hoaxes

Finalmente, um artigo completo sobre o assunto e muitas dicas duma universidade brasileira, que prescreve os


12 mandamentos do email

  1. Tu incluirás uma linha de assunto clara e específica.
  2. Tu editarás todo o texto citado, para que seja o mínimo necessário
  3. Tu lerás tua própria mensagem três vezes antes de enviá-la.
  4. Tu deves ponderar como o destinatário poderá reagir à tua mensagem.
  5. Tu deves checar a tua escrita e tua gramática.
  6. Tu não deves praguejar, lançar flame, fazer hoax ou spam ou usar "CAPS LOCKS" (maiúsculas).
  7. Tu não deves dar forward (passar adiante, encaminhar) correntes e boatos.
  8. Tu não deves usar e-mail para propósitos ilegais ou antiéticos.
  9. Tu não deves confiar na privacidade do e-mail, especialmente no trabalho.
  10. Quando em dúvida, salve a tua mensagem à noite e releia à luz da aurora.
  11. Tu deves fazer "quote"(selecionar as partes interessantes e, na resposta, citar apenas essa parte).
  12. O que considerares odioso de receber, não enviarás aos outros (a regra de ouro)

    Sem comentários:

    Enviar um comentário