domingo, 14 de fevereiro de 2010

Fazer menos compras (dia 45)

Depois de "Reciclar tudo o que for possível, sem desculpas! (dia 43)" parece-me lógico prevenir antes de remediar, sobretudo não produzir lixo que não/mal se consegue reciclar. A Lipor tem um site "Não faço lixo" com alguns mandamentos muito bons. Hoje vou-me centrar no 1º, que parece fácil mas não o é, pelo menos para mim:
1-    Reduza o consumo comprando apenas os produtos necessários (ex: faça uma lista de compras e vá às compras depois das refeições. Controle o seu orçamento)

Chegam até a dar um folheto que se pode imprimir, com os 10 mandamentos e ainda práticas listas de compras para sermos menos tentados pelas promoções, publicidade e tentações que todo o marketing produz. Outra ideia é limitar-me a um orçamento para cada ida às compras, levando dinheiro e evitando usar os cartões (os comerciantes agradecem, pois não têm de pagar a taxa respectiva).
Vai ser difícil mas vou tentar dar o meu grito de "Não ao consumismo", pois acho que a melhor forma de diminuir a pegada é deixar de acumular tralha.

Sem comentários:

Enviar um comentário