sábado, 13 de fevereiro de 2010

Fósforos ou isqueiro ? (dia 44)

A Ema e a Vanessa resolveram-se a usar fósforos em vez de isqueiro. Hoje que o gás do isqueiro do fogão (o único que uso) acabou, tenho de ponderar qual é a melhor solução. Contrariamente ao que eu pensava, o fósforo é uma invenção recente, como descreve este excelente artigo:
"Somente em 1855 o sueco Johan Edvard Lundstrom usou um tipo de fósforo vermelho descoberto pouco tempo antes e menos perigoso que o anterior. O pesquisador tornou o apetrecho mais seguro ao instalar o fósforo em uma faixa na lateral da caixinha e na cabeça do palito fixou uma substância oxidante (que fornece o oxigênio)...
Curiosidade: o isqueiro surgiu antes do fósforo, gerando atrito através de um pedaço de pedra, de ferro e um material seco que queimaria, hoje este último foi substituído pelo gás."
Lembro-me das minhas tentativas escuteiras de fazer fogo sem nem uma coisa nem outra, mas não estou acampado, alem de não ser nada prático ou ecológico manter algo a arder para não ter de reiniciar o processo.
Se calhar estudar mais opções: o fogão a gás não precisa de combustível (já tem o gás), basta só uma faísca que aquilo acende, que é o que tenho feito com o isqueiro vazio que ainda tenho. Mas a "pedra" ou lá o que faz faísca está gasta e não consigo enchê-lo de gás (confesso que tenho uma antiga, tenho de aproveitá-la!), por isso vejo duas opções que são males menores pois tudo tem inconvenientes ambientais: comprar um isqueiro recarregável ou um piezoeléctrico (com cristais que geram uma faisca elétrica por resposta a pressão no gatilho), que vem pré-equipado em vários fogões e é a base dos vulgares isqueiros a gás, só que sem este, por isso tem um gatilho mais potente para produzir uma faísca maior.
Na minha pesquisa, achei piada esta explicação do ciclo do fósforo: "o fósforo nasce - quando é produzido nas indústrias. Vive - quando é transportado até os mercados e locais de venda e MORRE - quando é queimado. Por isso tem aquela piada dos fósforos que disseram para a caixa de fósforos, cada vez que tu te abres um de nós perde a cabeça. Mas ele fez por merecer, quem manda ser incendiário!"
Acho que opto pelo piezo, porque entre abater árvores para eu queimar diariamente ou comprar um bocado de metal e plástico que pode durar anos, não gasta combustível, não queima dedos, não larga fósforo (um veneno) ou chamas descontroladas, a solução parece-me óbvia. Mas não sou fundamentalista e reconheço que o fósforo será preferível ao isqueiro normal de usar e jogar fora (os famosos bic) e embora seja uma canseira, são até mais românticos.
Nisto como em tudo temos de encontrar o compromisso que sintamos mais equilibrado, pois "É DIFÍCIL SER PERFEITO". Foi o que aconteceu ao Tom Hanks no filme "O Náufrago" , em que se veu à nora para fazer lume. Finalmente foi revelado o que continha a encomenda Fedex que ele nunca chegou a abrir:

Sem comentários:

Enviar um comentário