sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Reciclar tudo o que for possível, sem desculpas! (dia 43)

Ao princípio destes desafios pensei que tinha pouco a aprender nesta matéria, por isso não liguei muito ao post da Vanessa "Nenhuma lata será deixada para trás". Mas a preguiça "natural" em separar lixo leva à tentação, sobretudo fora de casa, em pôr tudo no caixote comum, que irá sobrecarregar aterros sem nenhuma reciclagem.
Depois do post de ontem, mal ficaria se eu andasse numa cruzada contra as lixeiras clandestinas nesses caminhos e matas nacionais, contribuindo com a minha preguiça para encher mais lixeiras de lixo comum. Até porque 99% do lixo produzido é reciclável e as lixeiras nacionais, que desde 2000 funcionam com alguns cuidados extra, continuam a ser uma agressão ambiental, é como varrer para debaixo do tapete, só que não se vê tanto (como as antigas lixeiras encerradas nesse ano mas que continuam a poluir), mas mesmo assim são responsáveis por mais de 5% do nosso CO2.
Andei à procura de ideias práticas e económicas de fazer essa separação toda em casa, pois os meus 3 caixotes, um com duas divisões, ocupam a minham minúscula cozinha. Enquanto não importarmos esta prática invenção brasileira da foto, que utiliza sacos de compras normais e os mantém fechados até ser carregado um pedal (ver filme no site), terei de remediar com alguns sacos e caixas extra, para seguir estas simples ideias de
«Como colocar a reciclagem em prática

Normalmente em todos os locais só existe um cesto de lixo. Pois bem, separe vários sacos plásticos e vá colocando cada tipo de lixo em um deles. É fácil...basta você "guardar" os saquinhos de embalagens que você ganha nos supermercados! Depois fixe um "sarrafo" de uns dois metros na parede do quintal ou da área de serviços e pendure os saquinhos com um prego, e vá substituindo-os conforme eles encherem. Se quiser, poderá escrever "caprichadinho" no sarrafo, um para o destino de cada saquinho. Para empresas é só orientar os funcionários e colocar tambores grandes com os respectivos nomes.

  1. Papéis revistas, jornais e seus  derivados. 
  2. Vidros, lâmpadas, garrafas etc  
  3. Brinquedos, garrafas  plásticas etc
  4. Artigos de borracha.  Caso tenha pneus velhos  para jogar, tome cuidados para deixá-los sempre secos,  você já deve ter ouvido  falar no Dengue. Fure-os ou  corte em pedaços. Ou também voçê poderá levá-los em lojas de vendas  de pneus.
  5. Entulhos, madeiras, cimentos e resto de sujeiras das faxinas etc.
  6. Metais diversos, latas,  arames, pregos, alumínios etc
  7. Objectos  perigosos como: Baterias em geral,  pilhas e lâmpadas fluorescentes. Nunca jogue no lixo,  pois  estes produtos são altamente  contaminadores e perigosos
  8. Orgânicos como: restos de comida,  ossos etc
  9. Papéis usados, ( higiênico por exemplo  ),  guardanapos, fotografias, fita crepe,  tocos de cigarros,  esponjas de aço usadas, panos  sujos dentre outros.
ÓLEO DE  FRITURAS    Nunca jogue o óleo de fritura  na pia ou ralo, guarde-os em garrafas de refrigerantes, eles são  Biodiesel, ou seja, combustíveis de veículos e também podem virar  sabão, além de proteger a natureza estará guardando uma pequena  fortuna em sua casa. 

CINZA DE  CIGARRO  Nunca jogue fora a cinza do cigarro,  pegue latas de leite ou chocolate vazia e vá colocando as pontas dos  cigarros e guardando as latas cheias em casa até que a ciência  encontre uma aplicação para este resíduo altamente tóxico, colabore  com o meio ambiente, já que não consegue parar de fumar faça este  pequeno gesto de carinho.»

Fica a ideia. Eu vou fazer a minha parte, e voltar à carga com cada tipo de lixo, pois parece siimples, mas já vi que há muitas dúvidas na separação.

Sem comentários:

Enviar um comentário