sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Simplificar o Firefox (dia 35)


Na rota da simplicidade tive uma inspiração: se eliminasse alguns extras do meu navegador preferido (Firefox), talvez ele corresse mais rápido. É que hoje de manhã resolvi testar e demorou 50 seg a arrancar, uma eternidade.
Já antes tinha desactivado muitos extras, que achei não estarem a fazer nada ou muito pouco. Mas uma coisa é desactivar, outra desinstalar. Entre esses e outros que não encontrei utilidade, desinstalei 21 extras, tendo deixado uns meros 10 que ainda encontro (alguma) utilidade. Fiz o mesmo teste e passou a arrancar em 10 seg. Talvez não seja muito científico o teste, mas que entra mais rápido não tenho dúvidas e que não para tantas vezes a perguntar se não quero actualizar extras (alguns desactivados) também não.
Porquê os extras, perguntarão. Porque é isso que faz o firefox o meu predilecto. Gosto muito do Chrome (que já começou a ter algumas extensões mas não da qualidade e variedade do Firefox) e até já experimentei o novíssimo Flock (está para aparecer a versão Portuguesa), da mesma equipa do Firefox mas mais leve e virado à web 2.0 ou redes sociais (mas só tem 3 extensões!). Mesmo o Internet Explorer já começou a apresentar extensões para fazer face à concorrência, mas ainda nenhum deles chega aos calcanhares do Firefox.

Eis a lista das extensões que não dispenso (para já):
  • AutoPager - faz o download da próxima pág. em segundo plano (muito útil para pesquisas em profundidade no Google, por ex., evita teclar e esperar pela próxima pg.)
  • Corrector para Português Europeu
  • FoxLingo - para traduzir pgs inteiras não há melhor, coloca o original ao lado da pg. traduzida;
  • GreaseMonkey e Styplish - dão nova pele (escura) a várias páginas da internet (google, youtube,...), descobri quando postei "Apagar as luzes do meu computador (dia 9)"
  • Minimalist Gmail - esconde os botões e linhas que não precisamos no Gmail, ver "Spam na minha vida, só obrigado! (6º dia)!"
  • ScrapBook - guarda páginas e partes delas na internet e organiza-as no disco para consulta of-line
  • ScribeFire - editor de blogs completo integrado , podemos ver o original da net donde retiramos conteudo pois só ocupa a parte inferior, totalmente parametrizável e simples de operar.
  • WiseStamp - editor de assinaturas muito completo - ver "Assinatura "verde" dos emails (12º dia)"
Em que isto tem de verde (alem da poupança mínima de energia, claro)? Li recentemente que a tralha que acumulamos denota a dificuldade que temos em lidar com alguns problemas das nossas vidas. Talvez se eu limpar a tralha, simplificar as coisas, sobre mais tempo (e coragem) para o essencial, não passe tanto tempo no mundo virtual. Vou ver!

Sem comentários:

Enviar um comentário