terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Assinatura "verde" dos emails (12º dia)

Há vários dias que ando a estudar a forma prática de colocar uma sugestão “verde” na assinatura dos meus emails. Na sequência do compromisso de ontem, era tempo de deixar o perfeccionismo e arrancar com o melhor que consegui.

Procurei inspiração nos blogs da Ema e Vanessa mas achei a ideia de acrescentar uma sugestão ecológica se tornou tão banal, sempre com as mesmas mensagens, que as pessoas acabam por repetir-se, logo, ninguém liga.
Ainda tentei alguns programas que fazem a pesquisa de citações e descobri que o Gmail (sempre ele, por isso o adoro) permite a configuração duma citação que muda todos os dias juntamente com o texto fixo da nossa preferência

O problema é que a assinatura gerada (e a citação) ficam sem formatação, tornando-se enfadonhas e não chamam a atenção. E só consegui citações gerais em Inglês, quase nenhuma com teor ambientalista.
Lembrei-me de fazer algo de diferente: porque não pôr os amigos a acompanhar os meus desafios, colocando o título do mesmo depois da palavra “Ecodesafio:”, com um link para o meu blog? Consigo matar 3 coelhos duma vez (em sentido figurado, claro):
• Faço uma espécie de twitter dos passos que vou dando
• Permito que, com um simples click, as pessoas acedam à comunidade para ver esse ou outro post do meu blog (ou o resto do site), assim vou divulgando-o sem fazer força.
• Faço publicidade de pequenas mudanças “verdes” com uma mensagem de ativismo concreto.

Finalmente encontrei um pequeno extra do Firefox, o WiseStamp que permite isso tudo: Duas assinaturas (pessoal e comercial) que permitem formatação (ou a importação do Word) e hiperlinks, que se pode configurar para vir automaticamente nos emails novos ou respostas (e antes das mensagens anteriores) ou colocar manualmente numa opção (nova) do menu do contexto. Eu tenho uma assinatura por defeito (a pessoal) e, caso precise, apago e coloco a “comercial”.

Por exemplo, quando acabar este post mudo a minha assinatura (pessoal) que, até ao próximo post (em que só substituo o texto a verde), vai ficar assim:

Sem comentários:

Enviar um comentário