quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Forçar um tempo silencioso , sem tv, rádio ou Música (14º dia)

A Vanessa introduziu-me esta ideia da importância do silêncio nas nossas vidas agitadas, mas não me tinha apercebido do seu alcance ambiental até ter desligado definitivamente a TV, esse grande consumidor de energia. Não foi fácil renunciar a ela mas mais difícil será passar pelo menos metade do dia sem música, a minha companhia das viagens no carro ou na internet, sendo num pano de fundo melódico a que me habituei.

Será isto natural estarmos sempre ligados à ficha, a sofrer esta poluição de ondas e sons? Não! A poluição electromagnética a que estamos sujeitos é uma coisa que bastante me preocupa.

Não vi ainda (nem comprei) nenhum cristal (sodalite) ou aparelho para combater essa poluição, mas enchi os meus aparelhos eléctricos com o símbolo de André Philipe ou SCAP, que não sei se funciona mas como nada custa (a quem o fizer como eu)...

Este fim-de-semana tive a prova deste meu vício: uma pessoa amiga que me visitou e que não gostava da minha música e de barulho, fez-me colocar os fones várias vezes para poder beber esses sons sem a incomodar, mas provocando um corte de abertura à comunicação como ela chegou a referir, envergonhando-me um pouco dessa dependência.

Por que me vai ser preciso um período de adaptação, fixo a meta em metade do dia no silêncio. Talvez agora arranje disponibilidade mental para a meditação, que também é ecológico na medida em que preserva a nossa paz, equilíbrio e saúde mental.

Sem comentários:

Enviar um comentário