sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Banho à marinheiro ou à indiano? (1º dia)



Fiquei admirado quando li no blog da Vanessa que o banho à marinheiro pode reduzir a água em 95 por cento, pois "dez minutos do chuveiro gasta 230 L de água, enquanto um chuveiro na marinha geralmente gasta menos de 11 L, uma pessoa pode poupar 56.000 L por ano"
O que é isso? Googlei a expressão e apareceu-me um post das Ecoprático que ensina:
"A técnica consiste em você molhar todo o seu corpo assim que abrir o chuveiro. Logo em seguida desligue-o, ensaboe-se e ligue o chuveiro novamente, ficando embaixo d’água somente para retirar o sabão do corpo. O tempo total do banho não deve passar dos 3 minutos. Mas se você treinar bastante e se tornar um mestre do banho à marinheiro, dois minutos podem ser mais do que o suficiente para você tomar um banho completo!!
Agora, se ainda assim você achar um tempo para fazer xixi durante o banho, então, parabéns!!! "

Confesso que me pareceu pouco. Há meses estive num Ashram nos Alpes e apesar de várias comodidades, não havia chuveiro e aprendi a tomar banho à indiano: enchia um balde (7-8 L) com água morna e com um um balde pequeno (tipo de praia), deixava cair a água por cima do corpo.
Nunca foi preciso mais dum balde,
e acabei por verificar que, se usarmos o chuveiro é fácil "esquecermo-nos" de o desligar logo, sobretudo agora com o frio que está. Por isso enchi um balde de 10 lt. e acabei por vencer o meu primeiro desafio com este recurso que acho tão importante. É que, não sei como, estou a consumir 3 m3 de água por mês! O meu objectivo é reduzir a 1 m3 por mês, não tanto pelo valor como pelo significado!


Sem comentários:

Enviar um comentário