domingo, 17 de janeiro de 2010

Poupar toda a água possível (17º dia)

Ontem ao navegar na net dei com um artigo interessante que tinha o link a uma calculadora da nossa
Pegada ecológica da água. O que será? Fui ver e então é assim: A PEGADA individual de água é igual à água necessária para sustentarmos o nosso nível de vida. Fiz as contas e assustei-me com o valor : preciso de 353 m3 /ano, quase 1 m3/dia!
Será verdade? Como o inquérito é em Inglês, achei por vem traduzi-lo e fazer uma folha de cálculo que permitisse ir fazendo opções inteligentes e quantificadas: Quantos m3 poupo com esta ou aquela opção, diminuindo ou aumentando um valor de consumos.

São 28 perguntas dos nossos hábitos alimentares, formas de utilização da água no interior e exterior das nossas casas e quanto consumimos em bens industriais (pelo valor desse consumo). Fiz a conversão da moeda e tirei 3 erros (o programa afinal aumentou 110 m3 o meu valor que, mesmo assim, ainda me preocupa (240 m3 equivale ao volume duma casa térrea com 100 m2 de área).  Sinto-me a matar à sede os desgraçados que só têm um cântaro de água diário ou nem isso para todas as suas necessidades.
Se não acreditam experimentem medir a vossa pegada.
Comecei já a projectar medidas para poupar água que, daqui em diante, vai ser uma preocupação constante. Pensei que não havia pegadas na água, afinal há, e são dos autênticos dinossauros que a consumem!

Sem comentários:

Enviar um comentário