sábado, 30 de janeiro de 2010

Reciclar as cápsulas das garrafas de plástico à parte (dia 30)

Ontem ao pesquisar para o post, leio esta coisa espantosa: "Porque as cápsulas não são recicláveis?

A maioria dos programas de reciclagem exigem que pessoas removam as tampas de garrafa de garrafas antes descartar, mas muitas pessoas não ouviram falar isso. Se os cápsulas estão tiradas, qualquer líquido que seja deixado nas garrafas irá secar, permitindo o transporte mais barato devido do peso reduzido. Além disso, garrafas abertas são mais fáceis de esmagar que garrafas fechadas cheias de ar ou líquido. Tampas de garrafa tendem demasiado a encravar algumas máquinas de reciclagem, e, portanto, aumentam o custo da reciclagem de plástico.
No entanto, a razão mais importante para que tampas de garrafa não estão recicláveis é que a garrafa e a cápsula normalmente são feitas de diferentes tipos de plástico. Plástico das garrafas típico é feitas do tipo polietileno, ou tipo 1, mas os cápsulas dessas garrafas são feitas de Polipropelene, tipo 5.
Porque as duas partes de plástico derretem diferentemente, têm de ser recicladas separadamente. Basta mesmo uma cápsula de garrafa misturada num lote de garrafas de plástico, o lote inteiro vai ficar arruinado e terá de ser deitado fora.
Os trabalhadores são pagos para vigiar as linhas de correias transportadoras e verificar o material reciclável. Isso requer que os trabalhadores solte as cápsulas e remova o lixo, que é também um enorme problema para instalações de reciclagem. Esta operação manual leva tempo e custa dinheiro, por isso é frequentemente mais barato deitar fora todo o lote que desacelerar o seu processamento para os trabalhadores lidarem com as cápsulas nas linhas de correias transportadoras.

O que fazer?
A solução é simples: ter um instante do seu tempo para soltar as tampas de garrafa antes de as reciclar. Ou você pode encontrar um lugar para reciclar suas tampas de garrafa separadamente mais tarde, ou você pode usá-las para fazer artesanato simples. A maioria dos programas de reciclagem têm um programa de tempos a tempos, que lhe permite reciclar seus cápsulas de reciclagem. No entanto, tudo depende de onde você vive e qual programa você ir. Conhecer suas informações, e selecção para obter detalhes sobre quando você pode reciclar tampas de garrafa no seu programa de reciclagem local!"

Sem comentários:

Enviar um comentário