segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Evitando o detergente para a louça (4º dia)



Confesso que fiquei divido entre a Ema e a Vanessa, que propõe 2 métodos diferentes de lavar louça, se calhar com ambições diferentes.
A Ema propõe 3 fases de lavagem em bacia (pré-lavagem, ensaboar e passar por água), a Vanessa é mais radical e simplesmente deixar de usar detergente, a menos que haja gorduras. Uma rápida leitura dos 20 comentários ao seu post mostrou-me que 5 eram a favor e outros 10 eram contra, 2 sempre que há carne, 1(que dirá o médico?), 3 preferem máq.lavar só no 1º ciclo, 2 preferem borrifar com detergente dissolvido,2 por causa das doenças/ germes. Há muitas sensibilidades e hábitos culturais envolvidos, que talvez pesem mais que controversos estudos comparativos entre lavar à mão e à máquina cuja eficiência depende de muitos factores.



Para mim que não tenho máquina e sou macrobiótico, a questão da gordura, da carne e dos lácteos é de somenos importância e, não havendo cadáveres envolvidos, a dos germes ainda menos (se não se deixar a louça suja em repouso muito tempo). Por isso faz todo o sentido evitar o detergente. Confesso que estava céptico mas estive a ensaiar esta semana e acho que ninguém notará a louça mais suja.

Como faço? Como estou sozinho e não gosto de acumular louça, passo-a logo pela água com escova. Nem preciso de bacia, lavo um tacho/recipiente grande primeiro e encho-o de água morna limpa. 
Com essa água vou lavando os seguintes (sacudindo previamente os restos para o compostor ou ralo) até a água ficar suja. Utilizo essa água para amolecer outros recipientes mais sujos e renovo com água limpa, reiniciando o processo. Caso haja alguma (rara) peça com sujidade mais gordurosa utilizo uma magnífica peça, um esfregão na ponta dum cabo oco que carrego com detergente Ecover (diluído) no interior que, à medida que esfrega deixa um pouquinho (qb) de detergente na peça que depois passo por água limpa (chama-se Ballerina da marca Villeda, com esfregões de recarregar, muito bons- passe a publicidade, é nova e não encontrei na net a imagem, mas é semelhante à escova da imagem, mas com um esfregão na ponta).
No caso dos tachos passo normalmente o esfregão palha de aço (grosso e enrolado) até ficar brilhante, sem detergente a maioria das vezes. E resulta! Lembro-me nos acampamentos dos escuteiros recorrermos à areia também para evitar esfregões, mas os que uso têm anos de vida (não são como os “Bravo” que acabem ganhando ferrugem além dos químicos que contém). Fiquei admirado porque nunca poupei tanta água nem detergente, nem consegui a simplicidade e rapidez deste método que me repugna muito menos do que lidar com águas encardidas em bacias que vão acumulando porcarias entre lavagens.

Há outro factor que não vi referido mas disseram-me noutro dia que a Ecover foi comprada por uma Multinacional que adulterou o produto que já não é 100% natural. Não sei se é verdade mas, em princípio, “tudo que mata bicho mata a gente”, não é verdade? Por via de dúvidas, é melhor não comermos o resto do detergente que deixamos na louça lavada (com ele), por isso se calhar é mesmo evitá-lo de todo, não? Penso que é preferível usar um pouco de água morna do que químicos, sejam eles mais ou menos naturais, não acham?

Isto é a minha experiência de lobo solitário. Se isso pode ajudar quem tenha uma grande família a sujar louça, mas mesmo quando era o meu caso, tive uma máquina de lavar de louça que acabei por dar porque:
- A pré-lavagem manual é quase uma lavagem em tempo e água;
- Gasta muita água, detergente e energia pois aplica o mesmo processo das peças mais encardidas a todas elas;
- Para rentabilizá-la tem de se encher com muita louça, o que nem sempre acontece e então, ou se deixa a louça por lavar ou se faz meias máquinas, ainda menos eficientes.
Alem de que o lixo duma máquina em fim de vida não é nada ecológico.

Porquê complicar? Simplifiquemos a nossa alimentação evitando cadáveres e gorduras (fritos sobretudo) e podemos quase lavar os pratos como os nossos avós com uma côdea de pão (que comiam), ou no mínimo, só com água.

Sem comentários:

Enviar um comentário