terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Ser 100% vegetariano (18º desafio)

Do post de ontem não deixei de pensar seriamente nos meus gastos de água: serão mesmo assim como diz o simulador ? Fui googlar “Quanta água gasta”, para saber se outras fontes confirmam o disparate e encontrei mais 3 simuladores:
O da H2OConserve foi o melhor, (apesar de termos de converter as medidas americanas), dá muitos conselhos e afaga-nos o ego quando nos compara com os americanos: "Parabéns. Gasta  1750 Lt de água por dia. O consumo dum americano médio é de  4500 L/dia".Quer-se dizer, SÓ gasto 40% dum americano médio eu, vegetariano a 95%? Isto dá 638 m3/ano (ou 53 /mês), mais do dobro do outro simulador (240).
O site remete os estrangeiros para outro simulador, o da BBC, que me dá 70 lt por dia, mas só contabiliza os gastos directos e é muito simplista, não tem em conta hábitos alimentares nem rendimento/consumo.
Nós por cá temos o da EPAL (o mais conseguido, mas muito simples- só consumos directos), que me deu um consumo de 138 lt/dia (50 m3/ano), muito aquém dos outros.
Então em que ficamos? Decidi comparar os parâmetros de cada um dos simuladores  com outras fontes, e apercebi-me que, o mais fidedigno é o que adaptei no meu simulador, que só precisava duns retoques nalguns desvios e omissões. Foi o que fiz nesta nova versão que denominei MUDAR A PEGADA HIDRICA pois introduzi novas colunas para podermos comparar o alcance das mudanças que queremos implementar na nossa vida, como seja a de hoje, ser 100% vegetariano (até ao fim do ano), cujo efeito podem ver neste extracto:

Como se pode ver, a simples alteração dos restos de alimentação tradicional que tenho, baixam a minha pegada alimentar de 422 para 290 (ver sub-totais no subtítulo), ou seja, uma poupança de 132 m3/ano só nessas pequenas alterações.
Experimentem simular as alterações na vossa alimentação e verão certamente onde poderão fazer a diferença.

Sem comentários:

Enviar um comentário