quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Spam na minha vida, só obrigado! (6º dia)

Há dias vi um post muito bem escrito que sugeria que os leitores não perdessem tempo a escrever mails ao autor, porque ele tinha uma vida para alem do ler emails. E dá mesmo uma série de conselhos para não ficarmos submersos horas a tentar responder e até a ler toda a informação que todos os dias nos invade. Resolvi que, dentro do espírito da simplificação da tralha que me atravanca o espaço e tempo, estava na hora de eliminar a maioria do Junk mail da minha vida.
O último desafio fez-me reflectir da necessidade de ter 5 endereços de email, não poderia centralizar tudo numa? E esvaziar do lixo electrónico (spam) que fui acumulando com esta facilidade de ter contas de email gratuitas gigantescas?



Sem hesitação escolhi a conta do Gmail para o fazer, o melhor a filtrar o Spam e a lidar com multiplas contas como o Outlook (que nunca gostei), basta seguir estes passos:


(se ainda a não tem).
2º- Há que limpar as contas a desactivar dos mails que ainda não leu (senão vão ser passados para a conta principal), basta marcá-los como lidos.
3º- Vá ao menu Configurações>Contas e Importação> Verificar e-mail usando Pop3> Adicionar POP3 na conta de e-mail… e ir respondendo às questões (optei por limpar as contas agora desactivadas sempre que mandarem emails para a conta principal - ver ajuda
Fiz isso para todas as minhas contas POP3 (Gmail, sapo e hotmail são), e para a única que não é (Yahoo) optei por encerrá-la (já não era importante) limpando-a e colocando no menu Opções >Resposta automática uma mensagem por 6 meses (máximo) a dar a indicação que a conta estava a ser encerrada e indicando uma nova conta. Os programas de publicidade não vão ler essa resposta o que até é bom para não me entupirem a outra. Durante esse tempo só tenho de pesquisar de vez em quando se algum amigo não redireccionou após receber a resposta automática.

E pronto. Isso levou-me a descobrir mais duas utilidades do Gmail no mesmo ecran Configurações > Contas e Importação
1º- Pude Importar mensagens e contactos, das contas agora ligadas e mesmo da conta Yahoo, de forma a ter um livrinho de endereços consolidado automáticamente.
2º- Há uma opção que pode ser recomendável a quem precise de ter mais de um endereço: “Ao receber uma mensagem: Responda pelo mesmo endereço em que a mensagem foi recebida”. Assim não dará a perceber ao destinatário que lhe está a responder por um endereço diferente do que ele lhe escreveu (por exemplo, para um empresário não revelar aos clientes o seu endereço pessoal).

A Vanessa, que diz gostar do Google mas não do Gmail (ao contrário da maioria dos seus comentadores ) chama a atenção, e muito bem, que o Gmail nos vicia a manter toneladas de emails que só estorvam, gastam espaço e energia nos computadores. Por isso daqui em diante em vez de arquivar ou Ignorar as mensagens que não me interessam vou passá-las a excluir ou, se for o caso, “Denunciar Spam” (que exclui essa e todas as mensagens futuras do mesmo).

Já agora recomendo no Gmail:
• Para quem usa o Firefox, a extensão “Minimalist Gmail” que podes parametrizar para remover uma série de opções e botões do Gmail que nunca ou raramente usa, duma forma facilmente alterável.
• Quando quiserem ler só emails não lidos dispersos por várias páginas, basta digitar na caixa de procura is:unread , acreditem que dá jeito (se quiserem fazer uma ação conjunta – por exemplo, passá-los a lidos).

Sem comentários:

Enviar um comentário