sábado, 9 de janeiro de 2010

Apagar as “luzes” do meu computador (9º dia)

Resolvi hoje acabar de diminuir o consumo passivo de energia no meu portátil, agregando uma série de pequenos gestos que as minhas musas me sugeriram:
• Configurar a imagem de fundo para o preto, que usa menos energia (Vanessa)
incluído instalar também o meu black pixel (Ema), muito curioso!
• Reduzir o brilho do monitor do computador (Ema)
Ainda experimentei usar o Blackle, em vez do Google (Ema), mas vi que perdia algumas opções essenciais para mim. Uma rápida pesquisa fez-me descobrir que existem N emuladores do Blacle e que, afinal o próprio Google se converteu ao preto, pelo menos a configuração que uso, a portuguesa, pelo que optei por me manter no Google.
Existe também a versão da Eco4planet que promete mesmo plantar árvores (na Amazónia) pelo seu uso, tem um magnífico blog e muitas dicas, mas continua a tirar opções e facilidades de pesquisa, a rever.


Mas havia outra coisa que me preocupava e que justifica este post: Uso muito algumas aplicações que estão mais tempo a preencher o ecran que o wallpaper ou o Google, e que tentei converter à “onda verde” do negro:


• O Firefox – o meu navegador preferido tem 56 skins que referem ser “black” nesta página de temas Por mim escolhi um dos mais populares, o black stratini
• O Gmail - foi fácil mudar o skin deste para preto nas Configurações >Temas > Contraste em preto (ou Terminal).
• O Word (Office 2007): Converti-me ao cinzento (menu “Layout de página > Cor de página) que permite tirar o brilho do branco sem ter de reconverter as cores do texto ou das linhas/grelhas que por vezes uso. Tem o defeito de não surtir efeito na visualização em modo rascunho (que o converte temporariamente em branco) o que não é grave. E não passa para a impressão que continua em fundo branco (a menos que haja uma “marca de água” seleccionada).
• Não consegui no Excel, parece que é preciso alterar um tema (Office 2007) mas não cheguei lá, o que não é grave porque é o dos 4 o que menos uso. Alguém que ajude, pf.
E pronto, estou 90% do meu tempo poupando alguma energia com estas opções. Tudo vale a pena …

Sem comentários:

Enviar um comentário