segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Não deitar gordura para o esgoto (dia 32)

Tal como a Vanessa, a minha dieta não comporta muita gordura, pois evito fritos. Mas, de vez em quando uso a frigideira e lá vai um pouco de gordura fora, pois nunca aproveito gordura saturada.

Ela preocupou-se com o entupimento dos canos, eu com a poluição que, mesmo em pequenas quantidades eu possa provocar, sobretudo depois de saber que: “Um litro de óleo pode contaminar até 20 mil litros de água potável. Armazene o óleo de frituras em garrafas PET e não o jogue no ralo da pia. Descarte-o num ecoponto”.

Quem o diz é um organismo brasileiro que, a propósito das alterações climáticas, nos desafia a fazermos a nossa parte . E explica porquê:

"A Organização Mundial de Saúde- OMS afirmou que 25% das doenças contraídas pelo ser humano são decorrentes da poluição ambiental (Jornal o Globo de 16/06/2006)….

O óleo de cozinha utilizado em frituras contribui para a situação descrita acima. O óleo de fritura depois de utilizado pode causar poluição ambiental quando descartado de forma inadequada e contribui para causar danos à Saúde quando ingerido em excesso ou oxidado (usado repetidas vezes na fritura)….

Observa-se ainda que o óleo e a gordura usados em frituras são insolúveis, ou seja, não se misturam com a água. Assim, quando entra em contacto com a água forma uma camada na parte superior (sobre-nadante).

Quando o óleo ou gordura usados na fritura são despejados no ralo da pia ou descartado de forma inadequada, o resultado é desastroso para o meio ambiente. Os danos vão do entupimento das tubulações na própria casa até o entupimento das galerias e das redes de esgoto. O dano ambiental é gerado quando o óleo ou a gordura de fritura chega até os córregos, rios, lagoas, etc.

A evidência desta poluição pode ser verificada pela acção do óleo de fritura na água e no solo.

Primeiro forma uma camada sobre a água e aglomera todo tipo de entulho e lixo descartado no rio. Depois esta camada dificulta a passagem da luz e evita a oxigenação e evaporação da água.

A consequência imediata é a morte da vida no rio (peixe, plantas, etc) por falta de oxigênio na água. Posterior causa são doenças trazidas às populações vizinhas pela proliferação de bactérias e outros microorganismos.

Quando o óleo ou gordura usados na fritura são despejados diretamente no solo, o resultado é a impermeabilização da terra e, assim, dificulta a passagem da água pela infiltração, causando também morte de pequenos seres vivos e a ocorrência de enchentes."

E você, sabia que 1000 litros de óleos alimentares usados permitem produzir entre 920 a 980 litros de biodiesel , combustível que apresenta índices de emissão de dióxido de carbono que podem ser 80% mais baixos do que os que são emitidos ao utilizar gasóleo? Eu não sabia.

Com esta reciclagem é só ganhar: por um lado, poupa-se o ambiente (água) por outro também (ar). 

Está visto, nem mais um pouco de óleo pelo ralo nem pela sanita abaixo, tudo para o oleão!
(já os há em muitos supermercados e municípios)

Sem comentários:

Enviar um comentário