terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Utilizar de preferência os queimadores pequenos do meu fogão (dia 40)

A Vanessa chamou a este desafio "Uma mudança elementar" já que não parece difécil nem de maior importância. Mas como bem chamou a atenção, no blogue "GreenIsSexy" afirma que chega a haver 40% de desperdício de calor quando a boca excede a frigideira (ou tacho, digo eu). Embora se refiram ambos a fogões a electricidade, acho que mais gravosos em termos ambientais que os a gás natural, o raciocínio funciona até mais para o gás, pois que a chama expande-se lateralmente pelos recipientes relativamente pequenos, por vezes queimando as asas dos próprios recipientes.
E, como diz a Deco, só as placas de indução não perdem calor pelo fundo do tacho ser inferior ao tamanho do disco (mas são caras e exigem tachos especiais), por isso resolvi seguir este conselho "elementar", pois não só há um testo (ou tampa, à lisboeta) para cada panela, mas também um bico de tamanho aconselhado.

Já agora, saibam porque é que "verde é sexy", no dizer das 3 autoras (na foto ao lado) deste excelente blogue:
"Porque ser informado é sexy. Ser responsável é sexy. Ser eco-amigável é sexy. Fazer a diferença é sexy."
Deixo-vos o mesmo convite que elas fazem: "fazer parte desta comunidade sexy, ajudando a mudar o mundo, um dia de cada vez."

Sem comentários:

Enviar um comentário