segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Ser "amigo do vidro" (dia 46)

A Ana do blog "Re-Bag" aderiu a uma campanha internacional que achei muito gira. Chama-se "Friends of Glass", e é uma associação que promove o uso do vidro como a embalagem mais ecológica e capaz de melhor manter a qualidade do produto embalado. Fizeram um concurso o ano passado (a Ana ficou em 2ª), este ano desafiam a assinarem uma petição online onde se escolhe um tipo de produto que venha numa embalagem de vidro e e se compromete a consumi-lo o resto do ano ou, quem sabe, para sempre.
A maioria vai para o vinho (caso da Ana, que também promete abandonar os refrigerantes), mas há quem opte pelos molhos, cremes, bebidas saudáveis, azeite, água, cerveja, mel, leite, iogurte, colas até sopas.
Eu sempre adorei o vidro, uso-o para guardar a maioria das minhas mercearias e da comida que sobra, mas compro a maioria ainda em plástico/celofane. Tenho uns amigos que fundaram a "Cooperativa Terra" para distribuir alimentos biológicos na área do Porto em embalagens de vidro porque pugnam pela "transformação da ideia de embalagem, substituindo o plástico, alumínio e papel por frascos de vidro".
Estive a pensar e não há muito que eu não faça já a opção do vidro, sobretudo a partir da resolução de "renunciar aos tetra-Packs". Mas há molhos, frutos secos, sumos e outros produtos que ainda tenho opção e por uma questão de princípio irei pelo vidro quando possível.

Sem comentários:

Enviar um comentário