sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Alertar os remetentes de emails com listas de endereços, para evitarem o spam! (dia 36)

Estes dias recebi dois emails, de amigos diferentes, em que o meu nome+endereço aparecia conjuntamente comos de muitos outros destinatários. Depois que escrevi o post "Spam na minha vida, só obrigado! (6º dia)", tenho estado alerta a estas coisas, pelo que carrego frequentemente no botão "Mais detalhes" que no Gmail põe isso a nu. Não me contive que mandasse uma resposta nestes termos:

"...Peço-te que para a próxima não exponhas o meu endereço de email numa lista de destinatários, legível por quem quer que esteja na cadeia dos teus amigos. Há muita gente a aproveitar-se deste tipo de emails para depois arrecadar endereços e bombardear-nos com lixo (spam).
Não sei se sabes mas, há a possibilidade da lista dos destinatários vir escondida, e não à mostra de todos os destinatários. Basta digitar os endereços na caixa "Cco" (Com Conhecimento oculto) ou "Bcc" (versão inglesa) por baixo do normal "Para", o que nem sempre está à vista. Se utilizas o Gmail, hotmail ou Yahoo, procura perto da caixa do destinatário normal ("Para") um link que se chama "Adicionar Cco", "Mostrar Cc e Cco" ou "Exibir Cco". Carregando nele abre-se 1 ou 2 opções debaixo do "Para", utiliza a "Cco" ou "Bcc".
Se quiseres que os destinatários saibam a quem mais enviastes o email, podes sempre escrever na 1ª linha do email (tal como fazes nas cartas): C/C ou C/Co: ....seguido dos nomes mas não dos endereços de todos os destinatários.
Não leves a mal mas às vezes as pessoas não sabem, por isso, se foi um mero esquecimento, desculpa a chamada de atenção."

Fiquei à espera das reacções, mas a única que recebi veio acompanhada dum pedido de desculpas, porque confessava não saber dessa possibilidade sequer. Pus-me a pensar que, se calhar, era o caso de muita gente que inocentemente serve de correia de transmissão a pessoas sem escrúpulos, que inventam crianças doentes ou propagam factos sensacionalistas (nem sempre verdadeiros), para angariarem endereços de pessoas com um certo perfil.
Foi esse o tema da reportagem do Tal e Qual de 31/3/2007 com o título "Ordem para apagar", que dizia:
"Há quem ganhe verdadeiras fortunas a enviar emails de pedidos de ajuda, com apelos a crianças desaparecidas ou pedidos de sangue raro. São todos falsos e é melhor apagá-los.

Para não ter de bater muito nos amigos incautos ou esquecidos, lembrei-me de ter recebido em tempos um email com uma petição, que iniciava mais ou menos assim:
" Ao reencaminhar esta mensagem, por favor:
  1. Apague o meu nome e endereço do meu email.
  2. Encaminhe como cópia oculta (Cco ou Bcc) aos seus destinatários.
  3. Retire as mensagens publicitárias do email.
Agindo sempre assim dificultaremos a disseminação de vírus, spams e banners."

Ora aí está uma maneira elegante de lembrar (ou ensinar a quem não sabe) que todos somos responsáveis, se não queremos lixo na nossa vida, não o devemos produzir antes do mais. Por isso vou colocar este texto nos rascunhos e copiá-lo para as mensagens que reenviar. Assim não terei tanto de dar nas orelhas dos incautos com o 1º texto que também vou gravar, nem estes poderão alegar desconhecimento.
E para desanuviar, aqui vai um lindo email de fim-de-ano que um padre amigo me mandou, e que resume muitas das cadeias de emails que proliferam na net:

«Queria agradecer a todos que me mandaram os mesmos emails, vezes sem conta, durante o ano todo pois, graças a eles :

    1. Li 170 vezes que a minha conta MSN/ hotmail/ hi5 ia fechar
    2. Acumulei cerca de 3000 anos de azar e morri 67 vezes por não ter reenviado certos emails!
    3. Mandei dinheiro para uma menina doente umas 7000 vezes (é engraçado mas o tempo passa e a miúda continua sempre doente e com a mesma idade)
    4. O suposto Nokia e outros prémios que ia ganhar nunca chegou.
    5. Assinei várias petições e, nem sei ao certo quantos tipos de animais selvagens, em vias de extinção, salvei!
    6. Já sei vezes sem conta o que hei-de fazer para ser feliz.
    7. Já conheço todas as histórias de coragem e abnegação do planeta.
    8. Deixei de beber coca-cola depois de saber que ela é boa para desentupir sanitas e limpar canos de esgoto.
    9. Deixei de ir à discoteca e às lojas chinesas com medo de ser raptado para me tirarem algum órgão.
    10. Li pelo menos 25 vezes as citações do DALAI LAMA. Em consequência acumulei 4690 anos de felicidade !!!
E não esqueçamos o vírus que nem Microsoft, Mcaffee ou Norton Symantec são incapazes de detectar. Ainda estou à espera desse famoso email contaminado e o meu disco rígido ainda não ardeu como uma chama olímpica.
IMPORTANTE: se não mandas este email a, pelo menos 8500 pessoas em menos de 10 segundos, um dinossauro vindo do espaço vai-te comer e à tua família, amanhã, às 17h38 !!!
Bem hajam amigos!!Vocês são formidáveis!! Abraço»

Sem comentários:

Enviar um comentário