terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Não deixar os aparelhos em espera (19º dia)

Confesso que não estava à espera dum impacto tão grande, até porque quase sempre tenho o cuidado de desligar os aparelhos. Mas o consumo dessas maravilhas electrónicas que nos enchem as vidas de luzinhas que brilham no escuro (alem das célebres radiações electromagnéticas) é soberbo: 8% de fugas estimadas no reino unido, 5% nos States, há quem acredite que pode ser mais. Aqui vai uma tabela que assusta, dos watts que se gasta quando esses aparelhos era suposto estarem desligados:


A partir de 2010 a União Europeia impõe o limite de 1 W aos fabricantes, mas e os aparelhos que já dispômos? Façam como eu: vou ligar tudo a triplas com interruptor ou desligar da ficha, internet incluida. Senão incorremos neste consumismo claramente diabólico, como a imagem ilustra bem.
Escondam os comandos e, em vez de desligar no aparelho, baixem-se um pouco e vão à ficha tirar-lhe o pio (e a luz) que ainda ganham com isso.

1 comentário:

Sergio disse...

Só para alertar, o tiro às vezes sai pela culatra. Vem isto a propósito da minha TV que tem estado em descanso desde o fim de ano. Há uma semana uma visita quis ver um vídeo, liguei-a e começa um barulho de frigideira lá dentro que assustava e ma fez desligar. Passados dias nova tentativa, o som estava bom mas a imagem foi-se. Diz o técnico que na praia e neste tempo húmido é importante ter sempre o piloto aceso para prevenir estas situações, pois quase nada gasta (diz ele 1-2€ mensais) e previne estas situações (cujo conserto me custou 40€). Solução: liguei a TV à ficha e o resto das aparelhagens à tripla com interruptor, pelo menos posso poupar nesses, que na TV a poupança deu muito prejuízo.

Enviar um comentário